Área Restrita
Você está em: Home » Tecnologias » Pisos » Piso em concreto estampado é destaque

Piso em Concreto Estampado é Destaque

Solução com pré-moldados  gera economia e agilidade.

Desenvolvido pela Construtora Inpar,em São Paulo  , o condomínio Projeto Viver é formado por 28 edifícios, que ocupam uma área total de 65.254 m 2.Cada prédio possui 16  pavimentos tipo mais o térreo, com o empreendimento totalizando quase  107mil m 2 de área construída.A obra teve inicio em abril de 2000  e o termino esta previsto para abril de 2008.
 
1 
O projeto se destaca pela velocidade da produção, qualidade estrutural  e economia.As paredes estruturais foram elaboradas em concreto armado.O térreo  e o 1° andar apresenta concreto com especificação de fck 30  Mpa, e do 2° até a cobertura fck 20 Mpa.O volume total de concreto  dosado em central que esta sendo utilizado no empreendimento totaliza 70.000  m 3.
 
Entre os principais diferenciais desta obra está o piso em concreto estampado,  escolhido para pavimentar uma área de 4 mil m 2 entre as torres do condomínio  Projeto Viver. O concreto estampado é uma das técnicas de pavimentação  mais utilizados na Europa e Estados Unidos e, ultimamente, vem ganhando destaque  em projetos arquitetônicos brasileiros.
 
O sistema prevê a execução do pavimento diretamente sobre  o solo compactado.”Por usufruirmos de mão-de-obra especializada  e ferramentas adequadas conseguimos realizar o trabalho muito rápido.Ele  foi dividido em duas etapas: 2 mil m 2 do piso foram executados entre os meses  de fevereiro em março de 2002 e,na segunda fase, outros 2 mil m 2, realizados  entre dezembro de 2003 e janeiro de 2004.Apesar de ser um serviço praticamente  artesanal conseguimos fazer 2 mil m 2 de piso em apenas um mês”,explica  o arq. Álvaro Amaral Arvelos, diretor de mercado da ABRACE – Associação  Brasileira de Concreto Estampado, e proprietário da American Tec responsável  pela execução do piso em concreto estampado.
Segundo Arvelos a definição pelo concreto estampado se deu a pedido  do próprio cliente,em substituição aos ladrilhos hidráulicos,  que seriam usados como revestimento de um pavimento me concreto armado, o que  resultaria em maiores gastos e maior tempo de execução, alem da  necessidade de manutenção futura mais cuidadosa.
 
O layout do piso desenvolvido para o projeto Viver foi idealizado pela paisagista  Marta Gavião, que abusou da criatividade e escolheu três cores  para destacar as formas do pavimento: cinza claro, terracota e azul.Para executar  os 4 mil m 2 foram utilizados 250 m 3 de concreto dosado em central com especificação  de fck 20 MPA, com brita zero e volume mínimo de 55%.”Trabalhar  com concreto estampado é muito vantajoso, em nenhum momento fugimos do  desenho da paisagista, o piso fico idêntico ao esperado”, completa  o arquiteto.
 
Alem da versatilidade de desenhos, texturas e cores, o piso em concreto estampado  oferece vantagens em termos de preço, rapidez de execução,  e principalmente, na garantia de durabilidade, visto que a matéria-prima  principal e na qual os produtos são aplicados é o concreto dosado  em central.
 
2 
“O concreto estampado é um tratamento superficial no concreto ,  executado na própria obra , que confere ao mesmo uma resistência  maiôs à abrasão e ao atrito.E, apesar de a ação  dos raios UV, com o emprego de selantes acrílicos em seu acabamento,  não há desbotamento de cores”, justifica o arquiteto.   


PROCESSO CONSTRUTIVO

No caso deste empreendimento o solo foi compactado, depois  executado em lastro de concreto fck 20 Mpa, de 6 cm de espessura, sobre leito  de camada separadora de brita de 4 cm e com o emprego de tela soldada Q92  em painéis.
O concreto dosado em central é espalhado nas formas e sarrafeado.Em  seguida,o desempeno é feito com uma grande desempenadeira de magnésio,  que permite agilizar o processo.Com a superfície alisada, o concreto  recebe o componente principal, o pigmento endurecedor de superfície(  nas cores determinadas em projeto), que é totalmente incorporado ao  concreto através do processo de queima no momento da execução  da concretagem.O pigmento endurecedor é composto de oxido de ferro  sintético,polímeros, cristal de quartzo e cimento.
Antes de estampar o concreto, deve ser utilizado um desmoldante em pó  colorido, com o objetivo de não permitir aderência do concreto  com as estampas durante a estampagem e ao mesmo tempo manchar o piso, proporcionando  mais veracidade ao aspecto final.Por ultimo são aplicadas , as estampas  de poliuretano , as quais pressionadas sobre o concreto dão forma a  superfície com seus variados desenhos.
 
Passadas 24 horas,são cortadas as juntas para o controle das eventuais  trincas de retração e, após 48 horas, a superfície  é lavada com maquina de água sob pressão para a retirada  do desmoldante.Após a secagem , são aplicadas os vernizes de  acabamento.Na estampagem foi utilizado um rolo texturizador.
“O serviço representou a confirmação e sucesso  dessa tecnologia frente a um produto como o ladrilho hidráulico,que,tanto  pelo tempo de uso no mercado nacional, como por já constar no ideário  de especificadores e consumidores, é comumente utilizado.Podemos mencionar  que o mesmo desenho concebido para a utilização do outro produto  foi o executado com o nosso material e técnica”,explica Arvelos.

Mapa Fone (11) 3709.3466


Todos os direitos reservados - ABESC 2011 | Desenvolvido por Ópera Marketing
Abesc

Facebook You Tube