Área Restrita
Você está em: Home » Tecnologias » Pré moldado in loco » Pré-Fabricados x Pré-Moldados no Canteiro

Pré-Fabricados x Pré-Moldados no Canteiro de Obras

Custos com impostos e transporte  e adaptação ao projeto definiram a escolha do sistema produzido  no local.

Confira abaixo a tabela comparativa:

A construção de um centro  logístico de distribuição em Indaiatuba (SP) levou a  construtora Porto a comparar o custo de uma estrutura pré-fabricada  de concreto com a solução pré-moldada no canteiro. A  redução de gastos com impostos sobre manufaturados e com transporte  – embutidos no preço do pré-fabricado – a adaptação  da estrutura ao projeto arquitetônico e o menor prazo de execução  foram os principais fatores que a Porto considerou ao optar pelo sistema pré-moldado  no canteiro.
 
A opção pela produção no canteiro deveu-se sobretudo  à menor tributação desse sistema em relação  à estrutura produzida em fábrica. O arquiteto responsável  pelo estudo, Elson Andrade, lembra que neste caso os únicos elementos  tributados são os insumos. As peças moldadas na usina, por sua  vez, trariam em seu preço, além da taxação dos  materiais, o imposto sobre a própria peça industrializada. “Nesse  caso, pagaríamos os impostos da manufatura inteira”, ressalta  Andrade.
 
O transporte das peças prontas até o terreno, próximo  à Rodovia Santos Dumont, é outro aspecto que oneraria o produto  final. Devido ao espaço disponível no canteiro, houve a possibilidade  de moldar as peças no próprio local e dessa maneira eliminar  custos com transporte.
 
A adaptação das peças de concreto ao projeto arquitetônico  também pesou na escolha do sistema. Andrade lembra que a maioria das  empresas de pré-fabricados tem fôrmas prontas em tamanho padrão  que não servem a projetos especiais. “Houve uma empresa que mandou  uma carta de desistência da concorrência porque achou que não  compensaria fazer o projeto especial”, relata Andrade. Quanto ao prazo  de entrega, a Ironfer, empresa contratada para produzir as peças para  a Porto, precisou de 53 dias. O prazo dado pela empresa concorrente para entrega  e montagem dos pré-fabricados era de 90 dias.

FICHA TÉCNICA
Execução: Porto Construções
Empreendimento: Centro Logístico de Distribuição  de Perecíveis Logimaster
Início das obras: dezembro de 2003
Previsão de término: julho de 2004    

Observações: Os  custos unitários apresentados diferem por serem de duas empresas fornecedoras  diferentes*As empresas fornecedoras trabalham com tipos diferentes de lajes**Nos  custos de peças pré-fabricadas, os valores de projeto estrutural,  guindaste e transporte da fábrica até a obra estão inclusos  na confecção e montagem das peçasEsta seção  mostra estudos feitos pelas construtoras. As projeções só  valem para o caso apresentado. O sistema apontado como mais competitivo pode  mostrar-se inviável em obras com outras características e dimensões.  O estudo apresentado não deve ser tomado como padrão estrito  para decisões de orçamento e escolha de materiais ou sistemas.  Construtoras poderão enviar estudos comparativos para publicação  nesta seção. Fale com a Redação pelo telefone  (11) 3352-7562 ou envie e-mail para construcao@pini.com.br
 
Creditos:
Reportagem: Renato Faria
Construção Mercado 34 - maio de 2004 

Mapa Av. Brig. Faria Lima, 2.894 - 7º. andar - cj. 71/72
São Paulo - SP - CEP 01451-902
Fone (11) 3709.3466 - Fax: (11) 3168.7098

Todos os direitos reservados - ABESC 2011 | Desenvolvido por Ópera Marketing
Abesc

Facebook You Tube