Área Restrita
Você está em: Home » Tecnologias » Tilt-Up

O potencial do Tilt-up

Crescimento depende do domínio da técnica por arquitetos e projetistas
 
Implantada no Brasil há muitos anos a tecnologia do tilt-up está em franca evolução no país e cada vez mais os construtores  estão percebendo as vantagens do sistema. Como resultado desse processo, vem aumentado o número de obras que se utilizam dessa ferramenta construtiva em todas as regiões.
 
O sistema baseia-se na fabricação de placas de concreto de grandes dimensões, autoportantes, que  têm função estrutural e de fechamento. Essas paredes  podem apresentar as mais variadas formas e texturas, são moldadas  em concreto armado e executadas no próprio canteiro de obras, utilizando a superfície do piso como fôrma na posição  horizontal.
 
Segundo especialistas no setor, o sistema tilt-up só não é mais utilizado no Brasil porque ainda falta maior conhecimento e domínio dessa tecnologia por parte dos arquitetos e projetistas. De  acordo com o consultor Francisco Oggi, o tilt-up oferece excelentes resultados  em termos de criação, exclusividade e personalização, o que tem muito a ver com a criatividade e talento dos profissionais brasileiros.
 
Entretanto, o engenheiro avalia que esse potencial  fica reduzido pela falta de recursos técnicos. Isso faz com que  o arquiteto seja em determinados pontos refém da construtora  ou do engenheiro construtor.
 
“O tilt-up é apenas uma ferramenta, como existem outras,  que, quando são de domínio do arquiteto propiciam que  sejam projetadas obras que se distinguem. Observando a ‘selva  de pedra paulistana’, por exemplo, temos milhões de edifícios  construídos e muito poucos sobressaem”, avalia Oggi.
 
Um dos principais destaques do sistema tilt-up é sua imensa versatilidade  e a possibilidade de ser utilizado em qualquer tipo de construção,  seja industrial, comercial ou residencial.
Para o consultor, outro ponto extremamente positivo para um país  com as dimensões continentais do Brasil é que, “diferentemente  de outras técnicas construtivas o tilt-up não necessita  do transporte do produto de um centro fabricante até o local  da obra, uma vez que se transporta apenas a tecnologia, o conhecimento”.  Essa característica pode ser uma das explicações  para o fato de o sistema já estar disseminado em países  também continentais como Estados Unidos, Canadá, Austrália  e México.
 
Visando difundir a ampla variedade de possibilidades de uso, nos Estados  Unidos foi criada a TCA - Tilt-up Concrete Association, que anualmente  promove o concurso Tilt-up Awards, onde são premiadas as obras  já executadas que se destacam pelo uso da tecnologia.
 
As fotos que ilustram essa matéria são de obras premiadas  nesse concurso entre os anos de 1999 e 2004. Na próxima edição  do jornal Tecnologia do Concreto Armado em Notícias traremos  fotos de algumas obras premiadas na edição de 2005 do  concurso.

 

Galeria de Fotos

1999 2000 2001
2002 2003 2004
2005    
Mapa Av. Brig. Faria Lima, 2.894 - 7º. andar - cj. 71/72
São Paulo - SP - CEP 01451-902
Fone (11) 3709.3466 - Fax: (11) 3168.7098

Todos os direitos reservados - ABESC 2011 | Desenvolvido por Ópera Marketing
Abesc

Twitter Facebook Orkut